6.9.07

Pequeno glossário para ajudar as pessoas a me compreenderem na idade de um ano e sete meses.

abô ! = acabou! (pode ser uma música, uma sobremesa ou qualquer outra coisa que lamentavelmente tenha terminado.

aquiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii = alguém, por obséquio, erga este humilde ser humano de tenra idade até a altura da cama, a fim de que eu possa bagunçá-la apropriadamente...


atum! = expressão que utilizo nas mais diversas situações, mas nunca para definir o peixe homônimo. Foram as primeiras duas sílabas que pronunciei claramente. Também falo atum quando bato a cabeça.

auau = cachorro, gato, tartaruga, peixe, elefante, modelo de tiranossauro-rex em PVC ou qualquer outro ser categorizado como animal.

bacôco = biscoito

batata! = brinquedo, bola, mandala, pneu, guarda-chuva, remédio...


cô = escova de dentes

cô !!! = alguém me dê a minha escova de dentes agora! O tártaro está se acumulando nos meus dentinhos e preciso removê-lo escovando durante pelo menos 40 minutos!

cocôôôôôôôôôô = fiz cocô na fralda

dá, dáááá, dáááá = me dá

Ék = Shrek

fovó = vovó, vovô, vizinho, porteiro

guá = água

pêda = pêra ou maçã

jiji, zizi, zsjizsji = xixi

mamãe, papai = os próprios, meus progenitores


mene, mena = meias

papa, papá = papinha, comida

papáp, papápf = sapato (sempre falo "papápf" quando quero me calçar para sair)

sássi, sêssi = eu falo muito essas duas palavrinhas, mas ninguem conseguiu atribuir sentido até agora.

siá = passear. Geralmente associo o papápf com a hora de siá.

Táti = Kite (meu querido amigo felino, a bola de pelos da Pérsia)

tó = toma, pra você


2 comments:

Anonymous said...

Genial teu vocabulário Vitinho.
Como dizia um menininho igual a voce (há bastante tempo atrás.) "Epatenóis." Tá muito bacana essa tua linguagem.
Semana passada nasceram a Juliana e o Henrique, gêmeos filhos do Edu Grempel, amigo do pai lá da GM que agora esta aqui tambem. Sugeri a eles fazerem um bloguinho igual ao teu. Espero que voce não fique com ciumeira tá?
beijo do Vô.

Unknown said...

Olá Victor, você ainda não me conhece mas há muuuuuuuuito tempo atrás estudei com a mamãe e fomos grandes amigas. A vida e o tempo nos separaram, mas agora existe um lugar chamado Orkut que nos trouxe de volta novamente. Então passei a gostar de você, desde o dia que a mamãe contou que você ía chegar. E hoje, um ano e sete meses depois posso ver como você está lindo e o melhor como todas as pessoas que estão ao seu redor (além do Papai, Mamãe e "Táti") te amam e fazem de seus dias mais felizes. Que você continue neste mundão para aprender, mas acima de tudo para ensinar muito... Que Deus abençoe cada segundo de sua existência! Um beijo Valesca